Qual a diferença da STAT para as outras escolas de artes marciais?

Esta pergunta foi-me feita no outro dia por uma Mãe que estava interessada em inscrever os seus filhos na STAT e, inteligentemente, perguntou-me quais eram, de facto as diferenças? Isto porque, para quem não conhece a STAT e só vê o site, por exemplo não se apercebe o que diferencia a STAT de outras escolas de artes marciais.

A observação era tão evidente que me deixou atrapalhado pois, na minha cabeça e, de certa forma, arrogantemente, pensei que as diferenças eram óbivas mas ali tinha-me apercebido que eram óbvias para mim e não para quem não conhece a STAT! Foi por isto que decidi escrever este artigo e ajudar os pais e os futuros alunos a perceber o que, de facto, distingue a STAT de tudo o resto.

Para já, a STAT é um projeto pedagógico por excelência onde os profissionais são, literalmente, profissionais, isto é, dedicam-se inteiramente ao ensino e à formação dos alunos. Nada acontece por acaso, desde o ambiente que se vive à forma como se comunica, tudo tem um propósito e serve para criar um impacto positivo nos alunos.

Não nos basta dar aulas de artes marciais, o que importa para nós é dar aulas extremamente motivadoras e relevantes, onde os alunos saem sempre mais fortes e capazes do que quando chegaram.

Fazemo-lo transformando todas as aulas em verdadeiras lições de vida. Nós não focamos no “murro e no pontapé”, focamo-nos, sim, na Confiança, na Disciplina, na Perserverança, enfim, nos valores intemporais que nos ajudam a lidar com a vida com força e coragem.

Imaginem que se está a treinar o pontapé frontal. Na STAT, focamo-nos, por exemplo, na seguinte máxima: “Pessoas com autoestima persistem e vencem!” O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Tudo! É que, enquanto os alunos treinam o pontapé, os Instrutores treinam-nos na persistência que é preciso para treinar e não desistir, na persistência que é preciso para continuar a treinar mesmo quando se apetece baixar o ritmo, na persistência que se deve ter para não se contentarem com pouco, etc. Isto resulta num treino que transcende largamente o mero pontapé frontal. Passou a ser um treino sobre persistência! …E ISTO FAZ TODA A DIFERENÇA!

Para além destes fatores, a STAT oferece programas para todas as idades e, sobretudo, para todos os objetivos. Há treinos para os alunos que querem treinar 2 vezes por semana e usufruir dos benefícios do treino de artes marciais - que são muitos - tal como há treinos de competição e alto rendimento para os que quiserem ser campeões europeus ou do mundo. Há treinos para crianças de 4 anos como há para adultos com filhos!

Acima de tudo, a STAT ensina valores tradicionais de forma não convencional. Ensinam-se artes marciais e todos os seus benefícios com base em métodos modernos, na verdade, com base nos sistemas mais modernos do mundo.

Na verdade, o grande objetivo da STAT é o de desenvolver os alunos física, mental e emocionalmente e consegue-o porque não se foca nas artes marciais, foca-se nos alunos.