A importância da Emoção na aprendizagem

Um dos pontos-chave do ensino na STAT é a importância que se dá à emoção das aulas. Todas as aulas são ensinadas de forma a criar um ambiente motivador e galvanizado porque sabemos que só a emoção certa pode dar lugar à vontade de aprender.

FRAME 13.jpg

Curiosamente, um dos erros mais comuns no ensino é achar-se que o mais importante é o conhecimento e que o professor deve estar preocupado apenas em transmitir o conteúdo e não propriamente com a forma como esse conteúdo é transmitido.

Contudo, todos nós sabemos que isso não pode ser verdade pois todos tivemos aquele ou aquela professor/a na escola que nos cativava e nos motivava de uma forma especial e que nos levava, curiosamente, a adorar a matéria, não é verdade? O oposto também é verde, todos nós tivemos aquele professor ou professor/a que era péssimo/a e nos fez detestar a matéria! 

Ora, é por sabermos a importância da emoção que ensinamos de forma a cativar os alunos e a criar um ambiente motivador. Sejam Tigers ou os adultos dos programas Warrior, todos são ensinados com base na EMOÇÃO certa! Na STAT levamos isto tão a sério que os nossos Instrutores treinam semanalmente a melhor forma de dar aulas!

Estas são alguns dos pontos que os Instrutores devem respeitar de forma a criar a emoção certa nas aulas e que podem usar aí em casa de forma a influenciar positivamente o vosso meio envolvente:

  • sorriso
  • enaltecer os alunos
  • voz de comando (em casa seria: tom de voz adequado)
  • história pessoal

Estes quatro pontos apenas fazem toda a diferença no impacto que se cria nos outros. Seja numa aula de artes marciais, seja em casa com a família ou no trabalho. Comecem a controlar a forma como comunicam e vejam como isso produz resultados diferentes! Sorrir gera logo um impacto positivo, enaltecer os outros galvaniza-os e dá-lhes vontade de fazer mais (parem com as críticas! Isso não produz resultados!), o tom de voz adequado permite a recetividade na comunicação e a história pessoal dá exemplos reais a seguir

Muito mais importante do que aquilo que se diz é COMO se diz! 

Bons treinos aí em casa!