A Fita Amarela no reconhecimento de boas práticas !

Fita Amarela na STAT!

A fita amarela diz respeito ao Valor do Ciclo e é a 1ª fita a ser entregue, logo na primeira semana do ciclo pois, na STAT, queremos motivar os alunos a porem em prática o valor.

Na verdade, existem várias formas de motivar os alunos, sobretudo os mais novos. Uma forma é a conhecida “cenoura à frente do cavalo”: coloca-se uma cenoura frente ao cavalo e ele correrá para sempre até chegar à cenoura (que nunca atinge). Esta teoria diz-nos que ficamos motivados quando temos um objetivo. Funciona quando estamos a lutar por alguma coisa. É o caso de estarmos a treinar para o próximo cinto. É um objetivo palpável que queremos atingir e vamos “correr” até lá chegar. Existe, contudo, outra forma de motivar: a de dar a cenoura para que o cavalo corra por si. Esta forma de motivação serve quando queremos reforçar comportamentos positivos ou quando queremos dar a confiança que a pessoa precisa para continuar no caminho em que está.

Na STAT trabalhamos com ambas as formas de motivação, claro, mas no tocante à fita amarela acreditamos na eficácia da segunda forma de motivação, ou seja, gostamos de reconhecer e valorizar o que está bem feito para que os nossos alunos se sintam motivados a atingir os patamar seguinte. Esta forma é, sem dúvida, muito mais eficaz para reforçar bons hábitos pois todos os seres humanos gostam de ver reconhecidos os seus esforços e aquilo que fazem bem. Da mesma forma que todos detestam ser criticados e que se lhes diga, por exemplo, que não são honestos ou não têm disciplina, sobretudo quando fazem um esforço para o conseguirem.

A fita amarela serve para reforçar bons comportamentos pelo que é muito mais eficaz reconhecer uma boa prática do que exigir-se que se corrijam práticas negativas. Uma criança (ou um adulto) irá querer repetir um comportamento elogiado. Já um comportamento criticado não será tão facilmente corrigido. É evidente que este reconhecimento tem de ser honesto e sincero, senão soará a bajulação artificial e terá o efeito contrário ao pretendido. Mas quão difícil é reconhecer este ou aquele comportamento? O problema é que já os damos por adquiridos portanto achamos que não merecem reconhecimento. Contudo, a verdade é que merecem, e muito!

É por isto que a fita amarela é a primeira fita a ser entregue e por isto é que, na STAT, pedimos aos pais que reconheçam e valorizem alguma coisa que revele a honestidade dos seus filhos e o escrevam na ficha da honestidade. Verão que o resultado será uma acrescida motivação e um orgulho sincero por terem sido reconhecidos. Melhor ainda será quando virem que eles vão querer repetir essas ações porque sabem as consequências positivas que têm.

Aproveitem para aplicar esta forma de motivação noutros ambientes. Elogiem com sinceridade uma ação que gostam noutra pessoa. Verão a pessoa ficar surpresa e feliz. Continuem a fazê-lo e verão o impacto positivo que terão nos outros, ao ponto deles até gostarem mais da vossa companhia e de começarem a repetir as ações que elogiaram, simplesmente porque foram reconhecidas e elogiadas, uma ação tão simples e tão poderosa!

Professor Tânger
Chief Instructor