ATA EUROPEAN CAMP 2016

Nos passados dias 23, 24 e 25 de Março, realizou-se, em Cascais, o ATA EUROPEAN CAMP 2016.

Não é ambicioso dizer que o ATA EUROPEAN CAMP 2016 foi o melhor e maior evento de Taekwondo Songahm alguma vez realizado na Europa. A verdade é que contou com mais de 200 alunos e Instrutores e quase 300 competidores.

Mas mais importante do que estes números, foi aquilo que se aprendeu!

Liderado pelo Chief Master Von Schmeling, 8º Dan, Diretor da ATA EUROPE e líder da maior cadeia de escolas de artes marciais do mundo, o ATA EUROPEAN CAMP é um evento com muito treino e realiza-se ao longo de três dias.

Começa com dois dias inteiros de treinos. Dias completos e corridos, em que os melhores Instrutores do mundo lideram seminários que vão desde o Taekwondo Songahm ao XMA, passando pelo Showtime, sem esquecer a importância da Instrução e da especialização técnica. Durante estes dias, os alunos, de cinto branco aos mais graduados da Europa, aprofundam os seus conhecimentos e desenvolvem-se como pessoas e como praticantes.

O primeiro dia de treinos termina com o exame de cintos pretos, onde, nesta edição, dois alunos da STAT fizeram exame para cinto preto, um marco tão significativo nesta caminhada. Parabéns à Senhorita Constança Oliveira e ao Senhor Mateus Menezes por este feito. Outros alunos fizeram exame para Segundo Dan (Sr. Esteves de Oliveira e Sr. Beirão) e muitos fizeram os parciais de cintos pretos. O Professor Tânger fez o seu primeiro parcial de 5Dan, um dos 3 necessários para fazer exame para 6 Dan.

Após os dois dias de treinos e de exames foi a altura do Torneio Europeu. Este é um torneio muito importante porque é aquele em que os competidores podem conquistar o título de campeão ou campeã europeu e onde se se pode qualificar para o campeonato do mundo! O nível competitivo sobe de ano para ano, o que torna o evento um espetáculo!

Mas o ATA EUROPEAN CAMP 2016 não é uma historia de meros acontecimentos relacionados com as artes marciais. Essa é apenas a superfície. O ATA EUROPEAN CAMP é uma sucessão de histórias de vitória pessoal. Vitória pessoal nos alunos iniciantes que têm a coragem de participar num evento de treino tão intensivo – e conseguem. Vitória pessoal nos Instrutores que se sujeitam ao treino e à sua formação como se fossem cintos brancos. Vitórias pessoais nos exames, momentos tão estressantes e de tamanha responsabilidade, sobretudo num evento deste tipo e após tantas horas a treinar. Vitória pessoal quando um aluno vai competir entre os melhores. Vitória pessoal quando um Instrutor vem de países tão longínquos como a Índia, só para oferecer uma experiência de treino aos seus alunos.

Ir a eventos de formação é essencial quando se pretende alcançar o sucesso. Qualquer tipo de sucesso requer uma aprendizagem constante e uma mente flexível para absorver essa aprendizagem e, assim, crescer com ela. Devemos renovar o conhecimento que temos e atualizar os nossos métodos. Depois de tudo, devemos pôr em prática o que aprendemos.

Temos de ser a mudança que queremos no mundo e, para isso, devemos estar em constante melhoria.

As vitórias pessoais combinadas com uma mentalidade de sucesso levam a que os alunos sintam que a vida é uma conquista diária e que têm todo o poder nas mãos, o poder de fazer a diferença, o poder de vencerem. O ATA EUROPEAN CAMP 216 foi muito mais do que um evento de artes marciais, foi um treino de líderes. Foi a celebração da atitude mais importante que tem de se ter na vida, a atitude EU CONSIGO.